Os melhores musicais de todos os tempos
1- A noviça rebelde (1965): Ganhador do Oscar de Melhor Filme, essa obra prima é um dos grandes clássicos do cinema com quase três horas de duração que são repletas de músicas inesquecíveis, visuais e cenários deslumbrantes nos alpes austríacos. Como a protagonista temos a eterna Maria, interpretada pela fantástica Julie Andrews. Uma história épica que vai marcar a sua vida para sempre. Melhor trecho musical: Do Re Mi. (https://youtu.be/pLm07s8fnzM) Disponível na Disney +.
2- Mary Poppins (1964): Mais um incrível musical estrelado por Julie Andrews, no papel que a rendeu o Oscar de Melhor Atriz, e trouxe mais uma personagem icônica do cinema, além de Dick Van Dyke como o adorável Bert. Além de gerar várias frases inesquecíveis, a mistura de live-action com animação é impressionante para a época e também deixo a indicação para o filme Saving Mr. Banks, que fala sobre o difícil processo de produção do filme. Melhor trecho musical: Supercalifragilisticexpialidocious. (https://youtu.be/uZNRzc3hWvE) Disponível na Disney +.
3- Cantando na Chuva (1952): O que muitos consideram como o melhor musical de todos os tempos e é totalmente compreensível visto que junto com as excelentes músicas, as inacreditáveis cenas de dança com sapateado, a dinâmica entre o trio principal e uma ótima comédia ao abordar a transição do cinema mudo ao falado, tudo isso fez com que esse extraordinário musical representasse o grande ápice da Era de Ouro dos musicais em Hollywood. Melhor trecho musical: Moses Supposes. (https://youtu.be/zFAlZttXfvE). Disponível no HBO max.
4- O Mágico de Oz (1939): Mais um clássico indispensável. A mudança do filme em sépia para o technicolor continua sendo um dos momentos mais lindos e mágicos do cinema. A maquiagem e os efeitos não ficaram datados mesmo após quase cem anos da sua estreia. Melhor trecho musical: Somewhere over the rainbow (https://youtu.be/PSZxmZmBfnU) Disponível na HBOmax.
5- Apenas uma vez (2007): Já indiquei esse filme na série de listas Um país, um filme, mas esse musical independente irlandês não poderia ficar de fora dessa lista. Ao contrário dos outros filmes que são coloridos e repletos de cenas de danças, esse musical escolhe uma abordagem mais simples e realista, pois todas as músicas são cantadas em um contexto justificável. Além de ganhar o Oscar de Melhor Canção original. Melhor trecho musical: Say it to me now (https://youtu.be/JMqKOt7R_K8)
6- Top Hat (1935): A dupla Fred Astaire e Ginger Rogers não é tão conhecida no Brasil quanto é nos EUA e esse filme é um dos mais aclamados de todos os tempos. Se você amou o sapateado em Cantando na chuva, você vai se apaixonar pelas danças desse filme, que ainda tem um humor incrível presente no roteiro. Melhor trecho musical: Isn't this a lovely day (https://youtu.be/dl6FLfHTC68) Disponível no Belas Artes à la carte.
7- Dançando no escuro (2000): O musical mais triste que você vai ver, o que pode parecer algo bem divergente ao comparar com outras obras do gênero, mas esse é um filme do Lars Von Trier, então se prepare para o desgraçamento. Melhor trecho musical: My favorite things (https://youtu.be/ivVJEO5UEFU). Disponível no YouTube (https://youtu.be/bHjgBGTz4rQ)
8- Os Guarda-chuvas do amor (1964): Talvez esse foi o filme mais colorido que eu já fiz e é o filme perfeito para você se aventurar no período da Nouvelle Vague. Apesar de ser uma história bem clichê, o diferencial é que todas as falas são cantadas e nunca fica cansativo, sem falar do visual e da fotografia deslumbrantes. Melhor trecho musical: A despedida (https://youtu.be/qfafEc2E8DU). Disponível no YouTube (https://youtu.be/dDTc9KT5C3s)
9- Mamma Mia! (2008): Fazer um musical com músicas que não foram feitas anteriormente é um grande desafio e pode comprometer todo o filme (Como no horrível Across the universe), mas as músicas da banda ABBA se encaixaram perfeitamente na história desse filme. Com um ótimo elenco e situado em uma paradisíaca ilha grega. Acho que esse é o musical mais conhecido da lista e eu garanto que se você nunca escutou as músicas do ABBA, com certeza vai ficar viciado após ver esse filme. Melhor trecho musical: Dancing Queen (https://youtu.be/QRoWiTcO7dk) Disponível no Star+.
10- Os miseráveis (2012): A escolha mais polêmica da lista, muitos odeiam esse filme pelo fato de ser todo cantado e com um ritmo arrastado, eu entendo esse argumento e também acho que em uns momentos a narrativa fica cansativa. Porém, eu sou apaixonada pelas músicas e para uma pessoa que não conhecia a clássica história de Victor Hugo, o filme se tornou muito marcante para mim. Melhor trecho musical: One day more (https://youtu.be/Sv-BxH3SVS8) Disponível na Amazon Prime Video.
Comentários
Postar um comentário