Os melhores filme sobre a Segunda Guerra Mundial
1- A lista de Schindler (1993): O melhor filme de Steven Spielberg e o melhor que retrata os horrores do Holocausto. Apesar do filme ser bem longo com mais de três horas e com uma narrativa lenta, ele consegue prender a sua atenção durante todo esse tempo. A trilha sonora de John Williams dispensa apresentações e Ralph Fiennes interpreta um dos vilões mais horripilantes do cinema. Um filme que você não vai esquecer. Disponível na Netflix e no Telecine Play.
2- Bastardos Inglórios (2009): A obra prima de Tarantino com as suas principais marcas. Cenas incrivelmente tensas, um vilão que entrou para a história, um elenco de peso, diálogos memoráveis e um final em que a história é reinventada. Tanto o começo como o final do filme são excepcionais. Disponível na Netflix, na Amazon Prime e no Telecine Play.
3- O pianista (2002): Mais um filme que é o melhor trabalho do seu diretor, Roman Polanski. Adrien Brody mereceu o Oscar de melhor ator com justiça, a transformação física e emocional do personagem é impressionante e passamos duas horas torcendo e preocupados com ele. O filme mantém um clima cinzento e um ambiente amargo permeado de cenas cada vez mais cruas e aterrorizantes.
4- Desejo e Reparação (2007): A trilha sonora desse filme, que contém sons de uma máquina de escrever, é uma das minhas favoritas de todos os tempos. Mesmo a Segunda Guerra Mundial não sendo o foco principal e o foco da narrativa ser o romance entre os personagens de James McAvoy e Keira Knightley, é um filme que merece ser visto. O plano sequência na praia de Dunkirk é primoroso e por muitos é a cena mais marcante do filme inteiro. Disponível na Amazon Prime.
5- Túmulo dos Vagalumes (1988): O que talvez seja o filme mais triste do cinema, essa animação do estúdio Ghibli vai destroçar a sua alma. Mesmo com apenas 90 minutos de duração, a história vai impactar para sempre na sua mente. A trajetória dos dois irmãos durante e depois da destruição causada pela guerra é algo desumano. Prepare-se. Disponível no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=quGaE-j92bk)
6- Vidas ao vento (2013): Nessa outra animação do estúdio Ghibli, a visão sobre a Segunda Guerra muda totalmente e acompanhamos a vida do engenheiro Jiro que sonha em construir um avião, mas a sua invenção é usada para o combate. É um dos filmes menos vistos do diretor Hayao Miyazaki e precisa ser mais reconhecido. Disponível na Netflix.
7- O Grande Ditador (1940): Já falei desse filme aqui na lista dos melhores finais do cinema (https://opoderosocinema1972.blogspot.com/p/os-finais-mais-inesqueciveis-do-cinema.html) e reforço a indicação dessa comédia satírica de Chaplin. Vai fazer você rir e refletir sobre as críticas apontadas pelo roteiro. Disponível no Telecine Play e no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=LeE1COYtGs4)
8- Casablanca (1942): Um eterno clássico do cinema. O filme se passa no Marrocos e Rick, um americano que tem um café onde ele se reencontra com o seu grande amor e enfrenta um impasse se ele deve ajudá-la à fugir dos nazistas com o marido ou permanecer neutro como ele sempre ficou. Roteiro e atuações impecáveis, além da inesquecível música "As time goes by". Disponível no TelecinePlay.
9- A Queda, as últimas horas de Hitler (2004): O filme que todo mundo conhecer por causa do meme que já foi refeito centenas de vezes (https://youtu.be/nZC4NHPMlqU), mas poucas pessoas assistiram ao filme para finalmente entender o que o personagem realmente fala. Bruno Ganz faz o seu melhor papel nesse filme claustrofóbico que se passa inteiro dentro de um bunker. Disponível na Amazon Prime.
10- Jojo Rabbit (2019): Mais um filme que usa a comédia para retratar esse período, mesmo sendo um excelente filme, ele não consegue alcançar o mesmo mérito de "O grande ditador" devido à certos problemas de tom, já que o começo do filme é hilário a cada segundo, mas depois o humor é deixado de lado e o filme fica bem dramático e as piadas ficam mais escassas. As interpretações infantis são ótimas, principalmente a de Yorki. Disponível no TelecinePlay.
Comentários
Postar um comentário