Filmes que se passam em apenas um cenário

 1- The invitation (2015): Um filme independente pouco conhecido e necessário para os fans de suspense e de terror. Um grupo de amigos vai jantar na casa de uma antiga amiga em comum que acaba tornando-se um pesadelo para os convidados. O cenário: Uma casa em um rico subúrbio da Califórnia. O começo é lento e pode incomodar algumas pessoas, mas a criação da atmosfera e da tensão é bastante recompensada nos últimos trinta minutos frenéticos. Disponível na Netflix. 

2- 12 homens e uma sentença (1957): Um grande clássico do cinema dirigido por Sidney Lumet é um dos melhores de todos os tempos e sustenta-se pelo roteiro excepcional que é a principal qualidade desse filme. O cenário: Uma pequena sala de júri. Doze jurados precisam decidir o veredito de um caso em que um garoto é acusado de matar o próprio pai, enquanto 11 deles acreditam que ele seja culpado, um deles pensa que ele pode ser inocente. A trajetória do personagem de Henry Fonda ao persuadir os outros jurados é capaz de fixar o espectador na tela mais do que você imagina. Disponível no Telecine Play.

3- Cubo (1997): Nesse filme canadense, um grupo de pessoas acorda em misterioso local com armadilhas mortais e precisam desvendar os enigmas para sobreviverem. O cenário: Um enorme compartimento em forma de um cubo com diversas salas. Apesar dos personagens se locomoverem pelas diversas salas, todas elas apresentam o mesmo tamanho e forma, divergindo apenas pelas cores. As armadilhas são criativas e o roteiro não dá todas as respostas. 

4- Circle (2015): Um grupo de 50 pessoas acorda em uma nave alienígena e a cada dois minutos eles precisam votar quem será o próximo a morrer. O cenário: O fundo preto com cada pessoa em cinema de um círculo vermelho. A crítica do filme já está aqui no blog, mas reforço mais uma vez a indicação. Disponível na Netflix. Crítica: https://opoderosocinema1972.blogspot.com/2018/08/circle.html 

5- Deus da Carnificina  (2011): Dirigido por Roman Polanski e baseado em uma peça de francesa de mesmo nome. Dois casais se encontram para resolver um desentendimento entre seus filhos. O cenário: Um apartamento. Com quatro atuações sensacionais dos grandes atores Jodie Foster, John C. Reilly, Kate Winslet e Christopher Waltz, além de um roteiro magnífico que aos poucos vai criando uma maior tensão até a explosão final do enredo. Um filme que não vai sair da sua cabeça por um tempo. Disponível na Amazon Prime Video. 

6- O homem nas trevas (2016): Um grupo de amigos resolve roubar a casa de um ex-veterano de guerra cego, o que eles achavam que seria um fácil roubo acaba virando um inferno na noite do trio. O cenário: Uma casa em um local abandonado. Mesmo que há algumas cenas nos primeiros minutos e no final em outros cenários, a maior parte do filme se passa dentro da casa. O final poderia ter terminado alguns minutos antes, mas o suspense e a apreensão pelos protagonistas vale o seu tempo para permanecer aflito durante o filme inteiro. Disponível na Netflix.  

7- Jogo Perigoso (2017): Baseado em um livro de um dos maiores escritores de terror, Stephen King, um casal vai para uma casa isolada numa tentativa de melhorar o seu casamento. O marido leva algemas e decide prender a esposa a cama, porém, o marido sofre um ataque cardíaco e morre. Presa à cama, ela luta pela sobrevivência. O cenário: Um quarto. Carla Gugino segura o filme com a sua ótima interpretação. Sustos, revelações e uma cena bem gore que, provavelmente, vai fazer você fechar os olhos. Disponível na Netflix. 

8- Os oito odiados (2015): Dirigido por Quentin Tarantino, um grupo de desconhecidos se abriga durante uma forte nevasca. O cenário: Uma estalagem. O filme apresenta o que é esperado de um filme do diretor: Diálogos incríveis e muita violência, mesmo que esta apenas aparece nos momentos finais do filme. A dinâmica de desconfiança dos personagens que vai gerar alguns plot twists no final é a principal qualidade desse filme. Disponível na Amazon Prime Video. 

9- Janela Indiscreta (1954): Comentários sobre o mestre do suspense, Alfred Hitchcock, são dispensados. Após sofrer um acidente e quebrar a perna, um jornalista começa a espiar os seus vizinhos para superar o tédio e acaba suspeitando que o seu vizinho matou a esposa. O cenário: As janelas de diversos apartamentos. Em um momento de quarentena, é ainda mais possível se identificar com o personagem interpretado por James Stewart. Além de acompanhar com o mistério principal, o espectador, assim como o protagonista, fica instigado ao conhecer a vida dos outros vizinhos. Uma verdadeira obra-prima. Disponível no Telecine Play.

10- Toc Toc (2017): Nesse divertido filme espanhol, um grupo de pessoas descobre que marcaram o mesmo horário com um psiquiatra e enquanto esperam o doutor, eles precisam lidar com os seus problemas afetados, principalmente, pelo Transtorno Obsessivo Compulsivo. O cenário: Uma sala de espera de um consultório. Todos os personagens tem o seu momento na história e geram diversas cenas memoráveis. Disponível na Netflix. 





Comentários

Postagens mais visitadas