As melhores interpretações femininas do cinema

1- Isabelle Adjani, Possessão (1981): Adjani se tornou minha atriz favorita depois que eu assisti à esse filme porque é impossível não ficar embasbacado com a sua atuação nessa obra prima do cinema de terror. As expressões da atriz chegam a ser assustadoras e arrepiantes em alguns momentos, mesmo com Sam Neil dividindo a tela com ela, e também estando muito bem, os holofotes são para ela. Melhor cena: A cena do metrô. (https://youtu.be/l7PuXAsPl9c) Disponível no Belas Artes à la carte. 

2- Natalie Portman, Cisne Negro (2010): Antes de Isabelle Adjani ocupar o primeiro lugar, essa era a interpretação que mais tinha me impactado até o momento. Na época, eu tinha visto nada como o que Portman fez nesse filme pelo qual recebeu merecidamente o Oscar de Melhor Atriz e eu vejo essa atuação como a parte principal da história. Melhor cena: A transformação em cisne negro. (https://youtu.be/2jeq15Jw88M

3- Björk, Dançando no escuro (2000): Se é um filme de Lars Von Trier, você pode ter certeza que você vai ser perturbado depois. Quase coloquei a atuação de Kirsten Dunst em Melancolia, outro filme do diretor, mas quando vi Björk interpretando a gentil e determinada Selma, acabei mudando de ideia apesar de que as duas atrizes foram premiadas em Cannes e são atuações inesquecíveis. Melhor cena: Quando Selma canta My favorite things no final do filme (https://youtu.be/ivVJEO5UEFU). Disponível no YouTube (https://youtu.be/bHjgBGTz4rQ). 


4- Keira Knightley, Um método perigoso (2011): Quando você pensa nessa atriz, você já pensa nos típicos papéis em filmes de época que ela faz e foi o que eu tinha em mente antes de assistir a essa obra prima do diretor David Cronenberg. É uma atuação que destoa totalmente de toda a sua carreira e ela é a grande estrela desse filme. Melhor cena: Sessão de terapia com Jung (https://youtu.be/XkKAbvcy0G0). Disponível na Amazon Prime.  

5- Lupita Nyong'o, Nós (2019): O cinema de terror está repleto de grandes interpretações, principalmente de mulheres, e que infelizmente sempre são esnobadas pelas premiações, o que foi o caso dessa magnífica atuação. A atriz faz duas personagens e como não ficar hipnotizado com o seu olhar em todas as cenas, em especial  no final do filme ? Melhor cena: A invasão a casa pelo os outros (https://youtu.be/vh7_WKODlE8Disponível na Amazon Prime. 

6- Emmanuelle Riva, Amor (2012): Mais uma injustiçada atuação que merecia o Oscar de Melhor Atriz porque não há nenhuma interpretação igual à essa no cinema. A entrega à personagem é tremenda que você fica se perguntando como ela conseguiu chegar nesse nível de atuação. Melhor cena: Todas. (https://youtu.be/kXyLJWYadxQ). Disponível no Globoplay. 

7- Bibi Andersson e Liv Ullmann, Persona (1966): Não tem como escolher a melhor atuação entre as duas atrizes nessa obra prima de Bergman. As duas personagens se completam e os seus desenvolvimentos de personagens se atrelam de uma forma que pode-se interpretar que elas são a mesma pessoa. Melhor cena: Quando Alma conta sobre o incidente na praia (https://youtu.be/RfPjC2Fbd3w). Disponível no Telecine Play e no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=OqzRzdXqT7M)

8- Anya Taylor-Joy, A bruxa (2015): Mais uma atuação em um filme de terror e esse foi o papel que lançou a carreira de uma das atrizes mais celebradas atualmente. Se você amou O gambito da rainha, seria uma boa conferir a interpretação de Joy na personagem de Thomasin, que fascina pela sua aura de mistério e incerteza que deixa no espectador durante todo o filme. Melhor cena: Quando ela assusta a irmã mais nova (https://youtu.be/b6vOp7_rI6Q). Disponível no Telecine Play e no Globoplay. 

9- Vicky Krieps, Trama Fantasma (2017): Tem crítica sobre esse maravilhoso filme aqui no blog e enquanto a atuação de Daniel Day-Lewis é a mais lembrada, não podemos deixar de lado a complexa interpretação de Krieps, que é tão magnífica quanto a de Lewis, principalmente quando se trata da comunicação pelos olhares. Melhor cena: A discussão no jantar (https://youtu.be/fn5dXUu_qxM). (https://opoderosocinema1972.blogspot.com/2019/07/trama-fantasma.html

10- Juliette Binoche, A liberdade é azul (1993): E mais uma vez eu falo sobre a trilogia das cores, mas não tinha como deixar essa interpretação de fora, mesmo que eu quisesse colocar as atuações dos outros dois filmes, essa foi a que mais me impactou. A melancolia e os sentimentos durante um período de luto foram os melhores que eu já vi no cinema. Melhor cena: O final (https://youtu.be/91F0VGMyzYs)  Disponível no Telecine Play. 

11- Frances McDormand, Três anúncios para um crime (2017): Foi por esse papel que rendeu o seu segundo Oscar de melhor atriz. e é um típico caso em que a atuação deixa o filme com ainda mais peso. A protagonista não é alguém fácil de se gostar, mas McDormand consegue trazer tantas facetas da sua personagem que chegamos a ficar íntimos dela. Melhor cena: A conversa com o padre (https://youtu.be/0Erg09oOpmo)

12- Catherine Deneuve, Repulsa ao sexo (1965): Em grande parte do filme, só vemos ela em tela e o filme com certeza não teria o mesmo impacto sem essa extraordinária interpretação, desde o começo até o ápice nos momento finais. Melhor cena: Os surtos que a personagem começa a ter no apartamento (https://youtu.be/1swzjZvAeiI). Disponível no YouTube (https://youtu.be/xSTsgu-qBgk

13- Marion Cotillard, Dois dias, uma noite (2014): Outra grande injustiça na categoria de melhor atriz no Oscar em que Cotillard merecia ter ganhado. É um trabalho muito natural e autêntico. Talvez seja a melhor representação de uma personagem com depressão do cinema. Melhor cena: O final (https://youtu.be/XRdGBALYMCk) Disponível no Globoplay e no YouTube (https://youtu.be/HD73FsXMoYQ

14- Kim Min-hee, A criada (2016): Essa é uma atuação que nos engana na primeira parte parte do filme e quando passamos a conhecer a sua história, ela se torna uma personagem fascinante e uma das minhas favoritas de todo os tempos. Malícia, falsa inocência e dissimulação. Melhor cena: A declaração para Sookee (https://youtu.be/tUDKAkR0L-E

15- Regina Casé, Que horas ela volta ? (2015): A belíssima interpretação que surpreendeu a todos e Val tende a ser uma personagem que ainda vamos comentar por muito tempo. Melhor cena: A piscina (https://youtu.be/qkxRb58_fUk). Disponível no Telecine Play, no Globoplay e no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=xJ40jj_uDqk




 





Comentários

Postagens mais visitadas